Por isso, costuma ser uma das atrações mais disputadas de São Thomé das Letras. Comece sua viagem pela cidade conhecendo a Praça Tiradentes, que não tem esse nome à toa. A praça foi palco da Inconfidência Mineira e foi o local onde a cabeça de Tiradentes foi exposta para a população. Atualmente, ela é a região mais movimentada de Ouro Preto e abriga os principais museus e monumentos da cidade. Localizado em uma região super charmosa de Belo Horizonte, o complexo nasceu para compor o revolucionário centro de lazer da capital mineira. Já quando o assunto é o patrimônio imaterial, usamos o termo “registro” para indicar o seu reconhecimento.
Economia de Minas Gerais
A Cavalhada tem suas origens nos torneiros de cavaleiros da Idade Média, e durante os 3 dias de festa ocorre uma grande encenação. A Folia de Reis conta com 12 dias de celebração, indo desde 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, até 6 de janeiro, o dia de Reis. A festividade tem origens na Europa, mas já se instalou com raízes fortes no Brasil. A alta cobrança de impostos por parte do governo português em relação aos recursos extraídos de Minas Gerais gerou uma grande revolta popular no fim do século XVIII, originando o movimento que ficou conhecido como Inconfidência Mineira. Nesse movimento, os seus idealizadores pregavam o rompimento das relações entre colônia e metrópole.
Sobre Minas
Minas Gerais é um estado repleto de encantos, desde suas cidades históricas até suas deslumbrantes paisagens naturais. Um dos destaques para quem deseja explorar essas belezas é a Pousada do Mirante, que oferece acomodações nas pitorescas cidades de Lavras Novas, Lapinha da Serra e Jequitibá. Cada uma dessas localidades possui seu próprio charme, proporcionando aos visitantes uma experiência única. Em Lavras Novas, os turistas podem se encantar com as ruas de paralelepípedos e a arquitetura colonial. Em Lapinha da Serra, a natureza exuberante convida para trilhas e banhos de cachoeira. Já em Jequitibá, a tranquilidade e o contato com a cultura local tornam a visita ainda mais especial. A Pousada do Mirante, presente nessas três cidades, é o ponto de partida perfeito para quem deseja conhecer o melhor de Minas Gerais com conforto e hospitalidade.
a) Sul
A região é famosa pelas fontes de água mineral e estâncias hidrotermais, que atraem muitos turistas em busca de tratamento e relaxamento, claro! As duas cidades estão distantes apenas 30 km uma da outra e podem ser facilmente visitadas em um mesmo roteiro. O tempo parece ter passado bem mais devagar para o povoado de São Gonçalo do Rio das Pedras. O povoado data do século XVIII e faz parte da mesma história de Diamantina e Serro, locais que eram populares pela exploração de pedras preciosas. O cenário é típico do interior, com vacas andando em meio às ruas, moradores sentados à porta das casas e o maravilhoso cheiro de comida caseira saindo pelas janelas.
Além das duas grandes igrejas, vale ainda conferir a Catedral Basílica da Sé e a Basílica de São Pedro dos Clérigos, que foge ao padrão da arquitetura colonial brasileira e oferece linda vista para Mariana. Para completar o passeio, dê uma voltinha pela Praça Gomes Freire e, ao retornar a Ouro Preto, faça uma parada para conhecer a Mina da Passagem. A cidade histórica de Congonhas, um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais, preserva algumas das mais importantes obras de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Um paraíso para os amantes da arte, que podem conferir no local peças de incalculável valor. Quem visita Congonhas tem a chance de ver bem de perto a obra “Os Doze Profetas”, com esculturas esculpida em tamanho real e que adornam o adro do Santuário do Bom Jesus dos Matosinhos.
Essa avidez ainda vive nos mineiros, sempre solidários com seus pratos de quitandas, com bolos, broas e o famoso pão de queijo. Na culinária, o mineiro mistura os ingredientes oriundos dos três povos que formaram a população de Minas e também de grande parte do Brasil. Pratos com ingredientes indígenas, africanos e europeus permeiam a culinária desse estado, como o feijão-tropeiro, torresmo, angu de milho verde, paçoca de carne seca, entre outros.
O incrível visual do Santuário do Caraça, fundado em 1774, já seria motivo suficiente para levar os turistas até o local. Localizado nas cidades de Catas Altas e Santa Bárbara, com área de mais de 11 mil hectares, o local é uma enorme e bem preservada reserva florestal, com cenário digno do título de um dos lugares mais bonitos de Minas Gerais. Uma das manifestações típicas e de cunho religioso é a Festa de Nossa Senhora do Rosário, comumente referida como Festa do Congado pela presença dos Guardas do Congado. A Festa dos Santos Reis, conhecida como Folias de Reis, é igualmente popular no estado. O povoado de Serro Frio teve seu início em 1702, esse nome é a tradução de como os indígenas chamavam a região. Ao longo desses mais de três séculos de existência a cidade de São João Del Rei cresceu e se tornou, em habitantes, a maior cidade histórica de Minas.
Essa festa é uma homenagem a Nossa Senhora do Rosário e combina elementos da cultura africana e católica. Esses pratos, ricos em sabor e história, são uma expressão da herança cultural do estado, combinando influências indígenas, africanas e europeias. A Dança de São Gonçalo é uma expressão cultural de origem portuguesa que presta homenagem a São Gonçalo, conhecido como o santo milagreiro, protetor dos violeiros e facilitador de casamentos.
A ideia era fazer uma nova cidade planejada e que rompesse com o passado colonial e português da recém proclamada república. É uma junção de dueto, dança e música puxada por instrumentos como sanfona, triângulo e pandeiro, sendo muito lindo de se ver. Caxambu, ou jongo, é uma dança que foi trazida pelos escravos e um ritmo muito marcado pela presença do batuque. A mistura dos elementos da cultura africana com a religião católica, é o centro da formação do Congado, ou Congada. A festividade envolve o levantamento de mastro, coroação, e instrumentos musicais que juntos ao canto dão ritmo ao ritual.
O aumento do dinamismo econômico do estado e a maior diversificação industrial e produtiva tiveram início a partir da década de 1970. Além disso, Tiradentes sedia um importante e tradicional festival do audiovisual que atrai interessados no tema de todo o país, a Mostra de Cinema de Tiradentes. Sua primeira vila foi fundada em 1711, chamava Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabarabuçu, palavra esta que tem origem indígena e significa pedra reluzente grande.
Quem for viajar para qualquer cidade em Minas Gerais, por menor que ela seja, vai poder constatar que o estado tem uma cultura riquíssima e super diversificada. Ainda que a culinária mineira seja a manifestação cultural mais famosa Brasil afora, as festas populares, folclóricas, as crenças e as lendas que passam de geração em geração não deixam nada a desejar. Orgulho mineiro transborda quando falamos sobre os artistas nascidos nesta terra de riqueza cultural. Com seus talentos diversos, esses artistas se destacam em várias áreas, desde música e cinema até teatro e literatura, deixando um legado impressionante que ecoa além das fronteiras de Minas Gerais. Neste artigo, vamos explorar e celebrar 20 desses artistas que são motivo de admiração e orgulho para todos nós, mostrando como suas contribuições enriquecem não apenas a cultura mineira, mas também a cultura brasileira como um todo. Prepare-se para uma jornada inspiradora através dos talentos que fazem parte da alma e da história de Minas Gerais.