Formas de Combater o Tédio em um Domingo

Formas de Combater o Tédio em um Domingo

Afinal de contas, é véspera de segunda-feira, dia de voltar ao trabalho. Isso porque podemos aproveitar esse dia da melhor melhor clube de SP maneira possível. E neste domingo, dia 6 de março de 2022, o blogue Truques Caseiros vai falar um pouco sobre o assunto.

Ela diz que as pessoas precisam encontrar coisas que funcionem para elas, seja meditação, ler ou ver séries sem parar. “É algo muito pessoal, e não há necessariamente um certo ou errado.” Uma grande parte da prevenção do esgotamento induzido pela pandemia, diz, é que essas atividades não sejam estressantes. Procure sites sobre o mundo da música para conhecer novas bandas, ouça playlists diferentes em um serviço de streaming ou peça indicações para amigos. Desafie-se a ouvir a primeira música que encontrar no seu feed do Facebook. Mas, se vai ficar em casa, sozinho, ou só com as pessoas que moram junto, outra sugestão é tirar a tarde para ‘maratonar’ séries e filmes, principalmente nos serviços de streaming.

Sintomas do tédio

Então, vai se livrar do estresse e até se esquecer de que, na segunda-feira, o trabalho vai começar de novo. A seguir, acompanhe um vídeo do canal ‘Femingos’, com mais algumas dicas sobre o que fazer em casa no domingão. Caminhar, ir à academia ou praticar qualquer outro tipo de atividade melhor prospecção física é um hábito comum entre essas pessoas. Aos finais de semana, principalmente domingo, é comum termos o costume de consumir bebidas alcóolicas ou comer alimentos gordurosos. Primeiramente, a ideia desse post não é definir uma regra do que pode ou não fazer no domingo.

Como Combater o Tédio em um Domingo

No entanto, o Truques Caseiros tem algumas dicas das mais interessantes e uma delas é começar já com um belo café da manhã. Neste sentido, prepare algo de diferente, em família, e já comece o dia com a barriga cheia. Entretanto, de modo geral,  é necessário ter um nível razoável de energia ou “excitação psicológica’’ para se sentir entediado(a), ou seja, precisamos inicialmente possuir a vontade de fazer algo. Afinal, quando as pessoas têm baixa excitação e não há muita coisa acontecendo no mundo, geralmente se sentem relaxadas. Quem está morrendo de tédio porque está preso em casa pode criar muitas coisas diferentes com os materiais que já tem à mão.

O que fazer no domingo de tédio?

Seja criativo e veja quantas coisas interessantes estão acontecendo enquanto ficamos em casa sem fazer nada. Dessa maneira, se você possui algum desses sintomas ou faz parte do grupo de risco, não deixe de se cuidar e fique atento às medidas de proteção. Dessa forma, estar atento às informações – sem excessos, claro, e compartilhá-las com outras pessoas, ajuda a tornar a rotina de cada um o mais fácil possível. Assim, seguir as dicas dadas acima é muito mais do que somente ‘’sair do tédio’’, e sim assegurar que você e sua família permaneçam saudáveis em todos os aspectos.

Tédio no domingo? Confira algumas dicas do que fazer para aproveitar bem o dia

E que por menor que seja, é muito difícil pensar em uma alternativa para acabar com ele. Dessa forma, quando infectada, a primeira atitude a se tomar é se resguardar em casa e parar de circular nas ruas, para que assim, o vírus também pare de circular, pois o ser humano é seu hospedeiro. Adaptar-se é, de forma concisa, encaixar-se em outro ambiente ou situação. Mesmo com boas opções para não cair no tédio, ainda assim a adaptação não acontece repentinamente. Idade, sexo, raça, carreira ou status de relacionamento, nada disso faz diferença. As vezes, quando temos muito tempo de ócio, nossas mentes vão para lugares intensos e desconhecidos.

Segundo a psicóloga Fabiana Albino Diniz, do Centro de Referência em Medicina Preventiva da Unimed Paulistana, o tédio surge do excesso de atividades rotineiras que a pessoa não tem mais vontade de realizar. “Se você exagerar nas tarefas repetitivas, irá carregar uma sensação de vazio e se sentirá frustrado, infeliz, incapaz e insatisfeito”, afirma a especialista. Por isso, procure fazer de cada domingo um dia com uma rotina diferente. “A prática de exercícios físicos elevam a produção de hormônios responsáveis pelo bem-estar”, afima Fernando José. @fabiocalo – Psicólogo pelo UniCEUB e mestre em Análise do Comportamento pela UnB. Há duas décadas, tem realizado atendimentos, principalmente, na área da conjugalidade, da sexualidade e dos transtornos de ansiedade.

É provável que os transtornos de ansiedade, como todas as doenças mentais, sejam causados ​​por uma combinação complexa de fatores ainda não totalmente compreendidos. Esses fatores provavelmente incluem o desenvolvimento infantil, genética, fatores psicológicos, desenvolvimento da personalidade, bem como sugestões sociais e ambientais. Caso você seja de São Paulo, dicas não faltam, mas você também pode sair andando por aí e ver o que as ruas te reservam.

Ainda que algumas pessoas estejam em home office, com certeza tempo não faltará para atualizar aquela lista de filmes que você guardou para depois. O tédio acontece quando você não consegue mudar a situação e não encontra uma saída. A que vivemos hoje, por exemplo, inicialmente foi definida de sete a 14 dias, apesar de os governos já estarem conversando sobre a possibilidade de estender o número de dias. Dessa maneira, tendo em vista a atmosfera de incerteza que estamos vivendo, tomar medidas de precaução visando o bem comum e individual é o mínimo a se fazer, sejam pequenas ou grandes medidas. A ferramenta mais importante para combater o tédio é usar a própria mente.

2 comments

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *