Logística Empresarial

Logística Empresarial

Sua função é garantir que os produtos ou serviços passem por todas as etapas necessárias dentro da organização e cheguem até o cliente no prazo e condições ideais. O paradigma clássico, equivalente ao paradigma de custo total apresentado por Wanke, representa a abordagem analítica tradicional da logística. De acordo com esta visão, os problemas logísticos são claramente definidos e podem ser modelados matematicamente. O foco maior é em ferramentas de apoio à decisão e o objetivo é minimizar o custo total, de acordo com o modelo de análise de custo total (Figura 3-8).

O manual geralmente é feito com uso de coletor de dados conferindo todos os volumes uma a um e é lento. Já o processo automatizado é muito mais rápido e menos suscetível a erros devido à menor intervenção de pessoas. Para evitar esse tipo de problema é preciso avaliar detalhadamente cada tipo de operação, suas exigências e características antes de definir a estratégia para separação – tema para outro artigo. 2011 – Inaugura a primeira estrutura com conceito totalmente inovador para logística em meio à outra crise financeira mundial. O trabalho remoto já era realidade para muita gente, mas virou um hábito ainda mais comum nos dois últimos anos.

A etapa da separação

A logística é composta de atividades primárias (transporte, manutenção de estoques e processamento de pedidos), as quais possuem fundamental importância na redução de custos e maximização do nível de serviços. A distribuição é um processo que está normalmente associado ao movimento de material de um ponto de produção ou armazenagem até o cliente e armazéns intermediários. As atividades abrangem as funções de gestão e controle de estoque, manuseio de materiais ou produtos acabados, transporte, armazenagem, administração de pedidos, análises de locais e redes de distribuição, entre outras.

Movimentação de cargas

Agora imagine poder centralizar suas funções de estoque, logística, financeiro, vendas e produtos/serviços em um único sistema. Como vimos, é essencial manter sua logística integrada com outras áreas da empresa e gerenciar os processos por meio da tecnologia. Se você quer ter uma logística eficiente, entregas rápidas e estoque sempre em dia, precisa de um bom planejamento e controle nessa área. Por isso, esse tipo de logística é mais indicado para grandes empresas que precisam cuidar de uma cadeia de suprimentos complexa.

Quais são os 4 quatro componentes do sistema logístico?

Este tipo de sistema visa resolver problemas de integração das informações nas empresas, visto que antes elas operavam com muitos sistemas, caracterizando em alguns casos “uma verdadeira colcha de retalhos”, o que inviabilizava uma gestão integrada. Além disso, a implementação de um sistema ERP permite que as empresas façam uma revisão em seus processos, eliminando atividades que não agregam valor. Outro exemplo de como a informação tem grande importância na logística é a interação entre fabricantes e varejistas no gerenciamento da cadeia de suprimentos, promovida no Brasil pelo Movimento ECR Brasil. Com tal prática, algumas redes varejistas começam a disponibilizar informações do ponto de venda para seus fornecedores de modo que estes sejam responsáveis pelo ressuprimento automático dos produtos. Isto reduz consideravelmente o custo com estoque dos varejistas e possibilita aos fabricantes ter melhor previsibilidade da demanda, propiciando uma utilização de recursos mais racionalizada. Armazenagem – essa atividade de apoio diz respeito à administração do espaço necessário para manter os estoques, visando à otimização.

Já a cadeia de suprimentos de um supermercado é garantir que exista um bom estoque, suficiente para atender e demanda da loja. Por este motivo, analisar seus custos é uma das melhores formas de mensurar a performance dos processos logísticos de uma empresa. Mas não somente a reduzir custos, pois a boa gestão de uma cadeia de suprimentos oferece condições para que os clientes se sintam mais satisfeitos com os resultados. Ela preocupa-se com o deslocamento do produto desde a empresa até o cliente, sempre priorizando os prazos de entrega. Decisão segmentada – evitar rateios e médias para explicar os custos dos processos logísticos, suas atividades ou do seu sistema como um todo.

dicas para planejar sua logística e ganhar mais eficiência

Aborda questões relacionadas à localização, ao dimensionamento de área, à configuração do armazém. Ela gerencia o fluxo dos materiais e das informações e é vital para a competitividade, reduzindo custos e desperdícios. Logo, não é difícil concluir que optar por centros logísticos com galpões moduláveis colabora para criar mais valor para os clientes. A Sanca Galpões disponibiliza essas estruturas de armazenagem, instaladas em áreas próximas às rodovias, para possibilitar fácil acesso a vários modais de transporte. Quanto mais organizadas forem as etapas anteriores, mais facilidade e eficiência na separação dos produtos você terá.

Este também auxilia nos recebimentos, na separação de materiais, no abastecimento das linhas de produção e no controle de entrega e de armazenamento, por exemplo. A atividade logística no Brasil ainda pode ser considerada recente, tendo se desenvolvido em razão do aumento rastreamento pedido da competitividade. Essa mudança no cenário nacional deve-se, em parte, pela entrada no País de empresas multinacionais que trazem conceitos de qualidade e eficiência ligados à logística dos seus produtos, até então desconhecida pelos empresários brasileiros.

Ele nos permite toda a visão do processo logístico da empresa, desde estoques, emissão de notas fiscais, entregas de mercadorias. As informações nos permitem fazer previsões e dar respostas aos consumidores em tempo real. Sobre a decisão do modelo de gestão de estoques mais adequado, dependerá da identificação das principais características das operações de produto e/ou distribuição. Nesta abordagem, as funções logísticas são tratadas separadamente e integradas por ferramentas computacionais.

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *