Criação de galinha caipira: Como começar?

Criação de galinha caipira: Como começar?

Além disso, a AVAL apenas reconhece como galinha caipira, aquelas aves alimentadas com ração constituída, preferencialmente, de origem vegetal. Sendo completamente proibido a utilização de melhoradores de base antibiótica no seu manejo. Devido as características buscadas pelos consumidores, como gema mais escura, alguns produtores utilizaram raças de galinhas poedeiras aditivos sintéticos na ração para potencializar a coloração da gema. E assim, agregar valor aos ovos de galinhas industriais, os quais eram comercializados como se fossem de galinha caipira. Desta forma, a criação de galinha caipira tem se configurado uma alternativa extremamente atrativa para diversas propriedades agrícolas.

Se você pretende começar uma criação de galinha caipira, o primeiro ponto a considerar é a finalidade. A partir daí, é possível delimitar o local na qual serão mantidas, assim como a quantidade ideal. Para a instalação de uma granja as condições devem estar favoráveis ao manejo destes animais. O ambiente deve estar seco, sem inundações e ter uma proteção contra alguns desafios que a natureza impõe em certas épocas do ano que podem trazer danos a criação de galinhas poedeiras, como os ventos fortes.

Além disso, os frangos podem ser vendidos e consumidos devido a sua carne de alto valor nutritivo. O mais legal de investir na criação de galinha caipira é que você pode lucrar tanto com a venda da carne para consumo quanto dos ovos caipiras, que também são muito procurados e tem um valor incrível no mercado. Para a criação de frango caipira é necessário escolher um local adequado para instalar os frangos caipiras. Para criação das aves deve ser escolhido um local que seja arejado, seco e um pouco inclinado, não pode ser muito ventilado ao sul e moderadamente ao nordeste. A criação de galinha caipira pode ser bem lucrativa para seus produtores.

Quanto custa começar a criação de galinha caipira?

Criar frango caipira é um negócio lucrativo, pois a demanda no mercado interno por carne e ovos cresce a cada ano no país. No Brasil, a criação de frango caipira é bastante comum na forma artesanal, como meio de gerar renda a muitas famílias rurais. A recomendação padrão é que as aves tenham um espaço montado exclusivamente para elas, seja cercadas no quintal ou confinadas em um galinheiro.

Qual o custo para uma criação de galinha caipira?

Qual é o lucro da pessoa que tem uma granja?

O lucro de uma granja de frangos varia entre R$40 mil e R$200 mil, sendo que esse valor pode sofrer alterações de acordo com o tamanho do local e quantidade de frangos por m². Há várias raças de galinhas que podem ser criadas de forma caipira, seja para corte ou para postura. Uma das raças mais utilizadas é a índia, que tem como característica as penas escuras e o porte grande.

Segundo especialistas, o quilo da carne da galinha caipira é cerca de 20% mais caro em comparação à galinha de granja. O preço de um quilo de galinha caipira é cerca de 20% mais caro que as demais aves brancas de criação em granja com fim industrial e mais de 30% se comparada as pré-prontas para a alimentação. Mas segundo os seus compradores, vale a pena pelo sabor diferenciado e a qualidade do alimento que estão levando para casa. Para as galinhas caipiras destinadas ao corte, a alimentação é essencial para que os animais estejam prontos para o abate no período previsto.

Equipamentos de Criação de Galinhas Poedeiras

Já hortas precisam de cerca para que elas não invadam e acabem com a plantação. Ela não possui habilidade de voo, além de ser um animal extremamente territorial. Galinhas ajudam a manter quintais limpos, pois comem insetos e outras pragas – que, inclusive, podem invadir hortas. Técnico em comércio pelo CEEP-BA, experiência em gestão de cursos na área de informática e empresário desde 2011. Sempre foi um apaixonado por pequenos negócios e tudo que envolve o mundo do empreendedorismo. Não podemos esquecer que, assim como qualquer outro, esse é um tipo de negócio que exige um investimento inicial, assim como todos os outros negócios a serem montados.

Os galos estão no topo da hierarquia da revoada e, de costume, tomam conta de até seis galinhas. Eles são maiores, têm crista grande e destacada, além de esporas afiadas nas patas. Do mesmo modo, são territoriais e podem brigar entre si se criados juntos, assim como bater em frangos que começam a se desenvolver. Se você optar pelo segundo caso, é recomendado não exagerar na quantidade de aves, para que não briguem e fiquem desconfortáveis.

São muitos pontos que vale a pena destacar, por isso preparamos este guia completo para tirar todas as suas dúvidas. Você irá conseguir ver uma gema com nervos saindo, como pequenas tiras, sinais de enervação. Caso não seja, podem ser vendidos, pois ovos de galinha caipira são considerados bem mais nutritivos que galinha de granja e com valor maior de mercado. A galinha caipira é uma das mais queridas como prato alimentar porque sugere que é uma galinha mais saudável, o que realmente é. Ela recebe este nome por sua alimentação ser bem natural e por sua criação ser livre.

16 comments

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *