Preciso ter um CNPJ para abrir loja virtual?

Preciso ter um CNPJ para abrir loja virtual?

São várias plataformas para marketplaces disponíveis por aí, e uma delas será útil para você. Mas, se muitas vendas forem registradas em seu CPF e você não as estiver declarando, mais pra frente você poderá ter problemas com a Receita Federal. Não há taxas sobre as vendas, mas para aumentar e melhorar a divulgação de seus anúncios é preciso pagar.

É preciso CNPJ para loja virtual?

Mas, isso pode funcionar apenas para o começo das vendas, pois o CNPJ terá um papel importante no crescimento do ecommerce. Além disso, ter um CNPJ faz com que o lojista aproveite algumas vantagens. Segundo um levantamento da ABComm, Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, existem mais de 87 mil lojas virtuais no Brasil, e a tendência é que esse número aumente. cupom amazon Agora que você viu uma lista de marketplaces que não precisam de CNPJ, vai ficar mais fácil saber por onde começar. Fique atento, pois dependendo da plataforma você sequer será cobrado pela emissão da nota fiscal. Hoje o Mercado Livre continua firme e forte e oferece diversas facilidades para quem quer vender em sua plataforma, como sua rede de entregas.

ICVA aponta queda de 1,9% nas vendas no Varejo em agosto

Além da pandemia, a guerra entre Ucrânia e Rússia também gera alta de custos e escassez de matéria-prima para as indústrias. “Até que tivemos o bloqueio do Canal de Suez, depois da invasão da Rússia na Ucrânia. Isso traz, de novo, tensão e aumento muito grande dos insumos e das matérias-primas”, complementa André.

Formalizar seu negócio gera mais credibilidade para clientes e fornecedores

Isso proporciona uma melhor experiência de compra e transmite segurança ao usuário, contribuindo para um aumento na taxa de conversão. Procure entender a fundo os hábitos de compra de quem compra com você e use a criatividade e inovação para aplicar esse conhecimento no seu e-commerce. Geralmente, esses fornecedores têm melhores prazos de pagamento e condições de preço mais em conta – o que é essencial para ajudar você a ter melhores margens de lucro. Já os códigos iniciados por 47 são específicos para atividades ligadas ao comércio varejista em geral. O CNAE é determinante ainda para indicar quais impostos serão pagos e quais incentivos fiscais sua empresa pode ter. A partir de um código de sete dígitos, essa classificação indica quais são as atividades de uma empresa, seja ela pública ou privada.

De quais documentos a Lei do e-Commerce diz que você precisa?

Mais do que ser um número de registro, o CNPJ permite que a Receita Federal possa acompanhar o pagamento de tributos e outras obrigações da empresa de forma eficiente. Então, a partir dele, o negócio poderá fazer as declarações que são devidas, garantir a contabilidade adequada, além dentre outras obrigações. Ter um alvará de funcionamento é um passo fundamental para quem quer vender na internet sem correr o risco de ser multado ou ter seu negócio interditado. O documento necessário vai depender do tamanho da sua loja virtual e dos seus planos de crescimento. Além disso, de acordo com a Lei do e-Commerce, sua loja virtual deverá estar vinculada a um CPF ou CNPJ.

Ao abrir uma empresa você poderá realizar a emissão de notas fiscais, inclusive notas fiscais eletrônicas. Assim você poderá realizar o recolhimento tributário corretamente e declarar renda à Receita Federal a partir desses documentos. Portanto, essa é outra vantagem de formalizar o seu negócio, ter mais opções de empresas que oferecem pagamento por cartão de crédito.

Já negócios que praticam o regime de lucro real ou presumido fazem o recolhimento de 31% de INSS. Por fim, quem opta pelo MEI (Microempreendedor Individual) faz o pagamento por meio do DAS-MEI, e o valor varia de acordo com a atividade exercida. É por meio da CNAE que o governo reconhece as atividades exercidas pela empresa e entende quais tipos de impostos devem ser pagos para que o negócio siga em pleno funcionamento.

A proposta desse modelo é facilitar as questões burocráticas para os empresários, tanto no pagamento dos impostos quanto nas regras trabalhistas. Para abrir uma empresa nesse modelo é necessário fazer um investimento na Junta Comercial Estadual e o mais recomendado é ter o auxílio de um contador e um advogado para que todas as partes fiquem bem alinhadas. Hoje você descobriu quais são as vantagens de se ter um negócio formalizado. Você pode fazer isso como Pessoa Física, porém os impostos podem sair bem caros. O primeiro passo é escolher qual regime tributário se adequa melhor à sua realidade como empreendedor digital. E ainda, dependendo do meio de pagamento que você utiliza, há restrições no caso de Pessoa Física.

11 comments

  1. Have you ever considered about adding a little bit more
    than just your articles? I mean, what you say is important and
    all. Nevertheless think of if you added some great visuals or videos to
    give your posts more, “pop”! Your content is excellent but with pics and video clips, this blog could certainly be one of the best in its niche.

    Great blog!

  2. Pretty nice post. I just stumbled upon your weblog and wanted to say that I’ve really enjoyed surfing around your blog posts.
    After all I’ll be subscribing to your rss feed and I hope you write again soon!

  3. Oh my goodness! Incredible article dude! Thanks, However I am
    encountering troubles with your RSS. I don’t know the reason why I cannot subscribe to
    it. Is there anybody else having the same RSS issues?
    Anyone who knows the answer will you kindly respond?

    Thanks!!

  4. Hello would you mind stating which blog platform you’re working
    with? I’m planning to start my own blog soon but I’m having a tough
    time deciding between BlogEngine/Wordpress/B2evolution and Drupal.

    The reason I ask is because your design seems different then most blogs and I’m looking for something completely
    unique. P.S Sorry for getting off-topic but
    I had to ask!

  5. When I initially commented I seem to have clicked on the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on every time a comment is added I receive 4 emails
    with the same comment. Is there an easy method you can remove me from that service?
    Thanks!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *