A Cultura do Card Game

A Cultura do Card Game

Buscando pistas para tal indagação, apresentou-se sucintamente do que tratava as coleções e o jogo propriamente dito. Constatou-se que, o jogo discursivamente apresenta uma “representatividade de resistência”, isto é, lança artefatos e produtos culturais que em um primeiro momento promovem e valorizam uma determinada cultura étnica. Esta, por sua vez, traz como mote de enredo, a cultura do Egito Antigo. O objetivo desse trabalho foi trazer para a discussão questões referentes ao mundo contemporâneo, em especial a chamada “cultura pop” e suas manifestações culturais denominadas de nerd/geek.

Dungeons & Dragons é um Role Playing Game criado na década de 70 e grande sucesso até hoje nas mesas de jogadores de todo o mundo. A Wizards of the Coast lança basicamente uma coleção básica por ano, desde seu lançamento em 1993. Ainda não há uma data exata marcada para isso acontecer, mas vale a pena ficar de olho nas notícias, especialmente caso você colecione as cartas físicas e goste de resgatar os códigos para jogar com elas online também. Desenvolvido na tecnologia blockchain,Black Anviloferecerá modos distintos para jogar.

O que é atraente para uns – como essa natureza de constante modificação e renovação do jogo – se torna imprático ou até mesmo intimidante pra outros. Com tantas expansões, regras e dígitos após o sinal do cifrão, o neófito interessado não sabe por onde começar, ou se sequer deveria começar. Comecei a refletir sobre qual deveria ser a primeira matéria, e decidi que tanto para uma facilidade daqui pra frente, quanto o para sanar um número maior de dúvidas iniciais, optar por fazer esse glossário e vocabulário TCG. Esse glossário pode/deve ser usado a qualquer momento para facilitar ou tirar dúvidas sobre certos termos para qualquer tipo de jogador, principalmente novatos ou com pouca experiência em Pokémon ou outros TCG’s.

A cada momento, você terá um Pokémon ativo na batalha e outros guardados na sua “Bancada” (como se fossem os outros Pokémon ainda guardados nas Pokébolas). As habilidades dos Pokémon podem ser utilizadas a partir de Cartas Energia, melhores decks pauper acopladas às cartas dos bichinhos. No Brasil, o TCG foi distribuído pela Devir Livraria, que deteve os direitos do jogo até 2010. A partir de então, a Copag adquiriu a licença e assumiu o papel de distribuição e divulgação do jogo.

Qual foi o primeiro trading card game do mundo?

PedroK explica que, em termos de acessibilidade para iniciantes, a dificuldade do Legacy está em montar o deck. Para entrar no competitivo será necessário buscar decks consolidados no formato, que utilizam cards poderosos de coleções antigas e que são difíceis de encontrar, já que não são mais encontrados em boosters há muitos e muitos anos. Porém, para quem busca apenas diversão eu diria que é o mais amigável dos formatos, justamente por permitir qualquer combinação de cards – o que é uma das coisas mais legais do Legacy casual”. O formato Legacy permite aos jogadores construírem decks criativos ou até mesmo engraçados. Além disso, se adapta muito bem tanto ao cenário casual quanto competitivo, que segundo Pedro “Mestre PedroK”, jogador, youtuber e streamer, é cada vez mais forte no Brasil.

Pokemon trading card game

O mangá original começou a ser publicado na revista Shonen Jump em julho de 1997 e tornou-se um fenômeno mundial. MTG une forças com Doctor Who na nova colaboração do Universes Beyond, que terá decks commander, boosters de colecionador e drops do Secret Lair englobando os 60 anos da série. A primeira ação do Instituto Wada contou com o apoio da Epic Game e a participação do jogador da categoria sênior Rafael Masuko, de 12 anos, falando sobre as experiências dos jogadores de Pokémon TCG. O projeto educativo conta com o apoio do diretor da escola, Manoel Rodrigues Português. “O projeto inclusivo e interativo de Pokémon apresenta inúmeras contribuições ao processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças, além de coadunar com o projeto político-pedagógico da escola.

O projeto em parceria com a escola teve início em 2019 por José Burgue, estudante de pedagogia, e devido à pandemia foi retomado em outubro de 2021. “Antes de entrar na pedagogia eu já tinha a visão de que o jogo, especificamente o Pokémon TCG, de cartas colecionáveis, traz muitas aprendizagens lúdicas, além da interação social. Os alunos menores brincam com as cartas como jogo da memória, utilizando a mesma lógica do jogo tradicional. O carioca Paulo Gonçalves, mais conhecido como PRRJ, é uma referência dentro do card game famoso pelo anime que foi sucesso nacional nos anos 2000. Foi o primeiro brasileiro a vencer o Ultimate Duelist Series Invitational da América do Sul – torneio organizado pela Konami, produtora oficial do TCG – e disputado em Medellín no ano de 2019. Championship Series de 2019 na Guatemala, torneio de maior importância dentro do competitivo de YGO, também se sagrando campeão.

Hit Kill 54 – O casamento de milhões: jogos como serviço e a sua carteira

Em 2011, aos 11 anos de idade, Wada foi campeão mundial do TCG inspirado no anime japonês mais famoso do mundo, na categoria Juniors (até 11 anos), em San Diego. Aproveitando ao máximo sua chance de crescer, manteve-se no competitivo de Pokémon e, aos 19 anos, conquistou o título intercontinental europeu de 2019, em Berlim, dessa vez na categoria Masters, faturando US$ 10 mil. Ele também é tricampeão brasileiro, sendo o único jogador do país a conquistar títulos nacionais, intercontinentais e mundiais.

Vídeo da nova coleção

Na maioria deles há algum tipo de gerenciamento de recursos, que serão gastos para construir um ataque contra o oponente, e ao mesmo tempo erigir defesas contra o contra-ataque dele. Quem está acostumado com RTSs verá bastantes paralelos entre um estilo de jogo e o outro, com a diferença que card games tendem a ser baseados em turnos e não em tempo real. A coleção já está disponível na versão digital do maior trading card game do mundo e também em sua versão física.

297 comments

  1. Does your blog have a contact page? I’m having trouble locating it
    but, I’d like to send you an email. I’ve got some suggestions for your blog
    you might be interested in hearing. Either way, great blog and I look forward to seeing it expand over time.

  2. Kelvin Kaemingk has over two decades of helping people make smarter decisions regarding their mortgage and money decisions. He began his career in financial planning and migrated into the mortgage space in 2002. He is passionate and committed to helping people throughout their lives, make the best financial decisions for themselves and their families. As a father of three, and now Papa K (grandpa) to one, a team builder and recruiter, Kelvin thrives on helping others realize their potential, often referenced as “Everyone’s biggest fan”. Kelvin Kaemingk is the Area Manager for loanDepot and Co-Host of the Real Estate Chalk Talk radio program based in the Minneapolis – St. Paul area. Kelvin Kaemingk, NMLS 251124 | Branch NMLS 1139048

  3. Does your blog have a contact page? I’m having a tough time locating it
    but, I’d like to send you an email. I’ve got some suggestions for
    your blog you might be interested in hearing. Either way, great website and I look forward to seeing it improve over time.

  4. I’ve been exploring for a bit for any high-quality articles or weblog posts on this
    sort of house . Exploring in Yahoo I at last stumbled upon this web site.
    Reading this info So i’m satisfied to show that I have an incredibly just right uncanny feeling I
    discovered exactly what I needed. I most without a doubt will make sure to do not forget this web site and provides it a look on a continuing basis.

  5. Do you mind if I quote a couple of your posts as long
    as I provide credit and sources back to your weblog? My website is
    in the exact same area of interest as yours and my visitors would really
    benefit from some of the information you present
    here. Please let me know if this ok with you. Appreciate it!

  6. Hey there! I realize this is sort of off-topic however I had to ask.
    Does managing a well-established website like
    yours take a lot of work? I am completely new to
    operating a blog but I do write in my diary daily. I’d like to start a blog so I can share
    my personal experience and feelings online. Please let me know if you have
    any ideas or tips for new aspiring bloggers. Appreciate it!

  7. Ꮤe tumbled οver heгe diffeerent web address and thoᥙght I shoulɗ cheсk things out.
    Ӏ like what I see so now i am following you. Look forwarⅾ tto
    checking out your web page yet again.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *