História Do Jornal

História Do Jornal

A partir de 1980, com o surgimento e popularização dos computadores e da Internet, o jornalismo clássico se reinventa e surge o chamado Web jornalismo. É a primeira vez na história que a mídia impressa passa a ter um concorrente de peso. A Suécia, no caso, foi o primeiro país do mundo que implementou a Liberdade de Imprensa através de uma lei criada no ano de 1766. A reprodução de conteúdos é livre desde que sejam creditados o Jornal da Unesp e os respectivos autores, com indicação do endereço eletrônico da publicação original. A Folha de S.Paulo completa 100 anos de existência, e lança a nova edição do Manual da Redação, ampliada, acrescida de trechos sobre liberdade de expressão, diversidade, mobilidade e assédio sexual e moral.

Máquina de escrever, televisão e telefone são antigos meios de comunicação. Os diversos meios de comunicação existentes sofreram, ao longo dos anos, adaptações e transformações a fim de atender às demandas da sociedade, encurtando cada vez mais o tempo e o espaço.

Já a publicidade moderna está ligada ao surgimento dos primeiros jornais impressos. A história da Propaganda Brasileira surgiu em meados de 1800, quando a mídia televisão ainda não existia. Mascates, ambulantes e tropeiros foram os primeiros vendedores, pioneiros das vendas por telefone, catálogos e Internet. Foi com Tiradentes, com seus panfletos, seus cartazes e seus santinhos, que o Brasil conhece a primeira campanha política para a Independência. Eu discordo Hugo, eu não acredito que a sociedade estava mudando, e um indicio disso, é o seu post que tenta justificar e humanizar o injustificável, nós brasileiros fomos educados para não admitir os horrores da escravidão. É claro que na época a pratica é era normal, mas isso não significa que estava havendo mudanças mesmo porque pelas leis da época o dono de escravos tinha a obrigação de alimenta-los, e o que se vê nos comentários não é sinônimo de evolução, mas sim de acordos comercias. Quanto ao século XX, podem ser consultados revistas de grande importância como Careta, O Malho, O Gato, Revista da Semana, Klaxon, Revista Verde, Diretrizes e jornais que marcaram fortemente a história da imprensa no Brasil, como A Noite, Correio Paulistano, A Manha, A Manhã e Última Hora.

Essa publicação irritou ainda mais Floriano, que intimou Rui Barbosa a deixar o jornal. Rui não obedeceu e continuou a escrever até a eclosão da Revolta da Armada, em 6 de setembro, quando Floriano ordenou sua prisão, vivo ou morto. Rui conseguiu fugir, deixando o jornal sob a responsabilidade de Joaquim Lúcio de Albuquerque Melo. Com essa nova perspectiva, o Jornal do Brasil alterou profundamente suas características, provocando um impacto na opinião pública.

como eram as vendas de jornais antigamente?

Fracassada a revisão constitucional, a atenção do JB voltou-se para o andamento do plano de estabilização econômica elaborado pela equipe do ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso. O jornal afirmou ainda que Itamar trocou o discurso neoliberal de seu antecessor por outro com maior ênfase nas questões sociais, e decidiu noticias do Brasil implantar um parlamentarismo informal, convocando 12 parlamentares para o seu ministério. Para concluir o balanço acerca da primeira metade do mandato de Fernando Collor o Jornal do Brasil enfatizou que pela primeira vez um governo enfrentava “com postura democrática as denúncias de corrupção contra membros do Executivo”.

Conheça A História Da Publicidade E A Sua Evolução

Estas Condições Gerais serão regidas e interpretadas de acordo com a legislação brasileira. Fica eleito o Foro da Comarca da Capital, Estado do Rio de Janeiro, para dirimir questões relativas a estas Condições Gerais, com renúncia expressa a qualquer outro. Estes Termos de Uso não importam na criação de qualquer vínculo trabalhista, societário, de parceria ou associativo entre o usuário-colaborador e o projeto do Website, sendo excluídas quaisquer presunções de solidariedade entre ambos no cumprimento de suas obrigações. O CPDOC não garante a ausência de elementos prejudiciais porventura presentes no conteúdo do Website, incluindo vírus, que possam produzir danos em sistemas de informação ou em documentos eletrônicos e arquivos armazenados.

O Marketing E A Era Digital: Celulares, Computadores, Impressoras E A Internet

Outra consequência do computador pessoal foi tornar possível o acesso à internet e e-mail. Em 1994 foi enviada a primeira mensagem automatizada em larga escala – o primeiro spam, que atingiu milhares de usuários. Em 1972, a revista Life tinha sido cancelada (após 36 anos de publicação) devido à competição da TV.

Cienc Cult Vol70 No1 São Paulo Jan

Nesse clima efervescente, o jornal prosseguia debatendo as grandes causas políticas, mas também focalizando os problemas cotidianos da cidade. A liberalização política que acompanhou a instalação da Constituinte e o início do governo constitucional de Deodoro permitiu finalmente o lançamento do Jornal do Brasil em 9 de abril de 1891. Nessa data comemorava-se o 60º aniversário do Te Deum celebrado pela ascensão de dom Pedro II ao trono imperial, o que apenas comprovava as ligações iniciais do periódico com a monarquia. A terceira e última fase de modernização implantada por Cásper Líbero em A Gazeta, que vai de 1940 a 1943, procurou difundir atividades cívicas à população. Em palestras e debates realizados, celebridades internacionais, intelectuais e empresários se apresentavam no auditório do jornal, que se tornou um grande centro cultural e político do país. Para apresentar o debate político-cultural desenvolvido, Cásper criou o suplemento A Gazeta Magazine, em 1941. Apaixonado pelo esporte, o jornalista fez de A Gazeta, uma difusora desta prática.

Prova disso é que as bancas de jornais e revistas, ainda que cada vez mais parecidas com lojas de conveniência, continuam a expor uma grande diversidade de capas e, assim como seus comandantes jornaleiros, seguem fazendo parte da vida de nossas cidades. Um outro habito da época era a utilização de políticos em muitas propagandas. No começo do século, surgem as revistas, com a finalidade de promover anúncios. A crise de 1929 e as revoluções de 1930 e 32, não só abalaram a economia, mas também paralisaram a propaganda totalmente.

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *