Impactos do turismo nas culturas locais

Impactos do turismo nas culturas locais

Cerca de 9 a cada 10 usuários têm aces­so às plataformas de interação social a partir de dispositivos móveis (KEMP, 2018). 5É notório que a relação das mídias sociais e do turismo já vinha sendo construída há al­gum tempo, principalmente mediante às possibilidades co­locadas pela tecnologia. Mas perante a pandemia, têm-se uma consolidação e difusão de ambientes on line interativos que buscam levar entreteni­mento e estabelecer um vín­culo e contato com o turista, assim como, facilitar algumas transações e consolidar a sua imagem. O turismo cultural pode afetar a identidade cultural local ao promover ou comercializar tradições culturais específicas. Isso pode levar à perda da autenticidade dessas tradições e à criação de uma cultura “turística” distinta da cultura local. O turismo cultural sustentável deve ser planejado e desenvolvido com a participação das comunidades locais, respeitando sua cultura e tradições.

A cidade respira arte e os museus da capital francesa estão entre os mais incríveis do mundo, como o Museu do Louvre, onde moram obras icônicas como a Mona Lisa e a Vênus de Milo, o Musée D´Orsay, com uma área focada em Van Gogh e nos impressionistas, e o Museu L’Orangerie, com grandes obras de Matisse e Picasso. É possível passar semanas conhecendo museus, galerias e centros de exposições pela cidade de São Paulo. Alguns destaques são o Teatro Municipal, a Catedral da Sé, o Centro Cultural Banco do Brasil, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque do Ibirapuera, o Museu de Arte Moderna e o Museu Afro Brasil, entre tantas outras atrações. Esses locais permitem que os visitantes mergulhem em uma história rica e muitas vezes fascinante de um lugar, aprendendo sobre os povos que o habitaram e as histórias que moldaram a região ao longo dos anos. Assim, é uma maneira de mergulhar em tradições antigas e contemporâneas, aprender sobre a história local, experimentar a culinária, a música e a arte, além de apreciar a beleza arquitetônica e natural da Região.

Todavia, acredita­-se que muitos desafios ainda serão colocados ao setor, e mudanças comportamentais e espaciais poderão ser no­tadas em meio aos planos de retomada. Dessa forma, não se deve desconsiderar as expe­riências proporcionadas pela internet e as mídias sociais du­rante o período de restrição de deslocamentos, bem como as possibilidades que podem vir a ser adotadas a partir deste momento. Nestas platafor­mas interativas o turista avalia e busca informações a respei­to de um destino, compartilha experiências, imagens, e agora pode ter acesso também a visi­tas guiadas. Além disso, o turismo cultural pode ser uma fonte importante de desenvolvimento econômico para as comunidades locais, gerando empregos e negócios que estejam relacionados à cultura, ao artesanato, à gastronomia e aos serviços turísticos. Você empreendedor e profissional da construção civil que já está familiarizado com BIM (Build information), modeling ou modelagem da informação da construção ou até mesmo que já tenha participado de treinamentos relacionado ao bim, mas ainda não sabe como fazer essa implantação na sua empresa.

Como o turismo afeta a cultura?

Tais ferramentas vêm se difundindo cada vez mais rápido, inserindo-se no cotidia­no dos indivíduos, não apenas a partir do uso de computadores, mas se estendendo, num segundo momento, a celulares e smartphones (MARTINO, 2014). 21As atividades turísticas têm se colocado como elementos decisivos no processo de reordenação dos espaços e construção da paisagem, im­plicando em políticas de planejamento e desenvolvimento com o intuito de conceder aos espaços urbanos visibilidade. Tais ações perpassam por di­ferentes e complexos proces­sos de (re)criação Farol do Morro Transportes Marítimos de imagens e narrativas acerca da cidade (MORIGI; MILANI; MAS­SONI, 2020). 7O acesso à internet tem cres­cido nos últimos anos, revelan­do um percentual de alcance a mais de 4 bilhões de pessoas em todo o mundo. Grande parte deste crescimento está pauta­do pelo uso e popularização dos smartphones e planos de dados móveis mais acessíveis. Consoante a este cenário está o crescimento do uso das mí­dias sociais, com um aumento de cerca de 1 milhão de novos usuários por dia, totalizando mais de 3 bilhões de pessoas em todo o mundo.

Também deve levar em consideração a conservação do patrimônio material e imaterial, bem como minimizar os impactos negativos no meio ambiente. O turismo cultural pode levar à conservação e preservação do patrimônio material, como monumentos históricos e edifícios antigos. O turismo cultural pode trazer benefícios econômicos para as comunidades locais, como a criação de empregos e o aumento da renda. O turismo cultural envolve visitas a museus, sítios arqueológicos, festivais folclóricos e outros eventos que valorizam a história, a arte e a cultura de um determinado lugar. Essa forma de turismo pode gerar empregos, renda e desenvolvimento econômico para as regiões que recebem os visitantes. Essa prática pode ser uma fonte de renda e empregos para as comunidades locais, incentivando o desenvolvimento de negócios relacionados à cultura, ao artesanato, à gastronomia e aos serviços turísticos.

Essa é uma fonte de promoção de uma experiência enriquecedora e educativa sobre a história, a arte, a arquitetura e as tradições culturais de uma determinada região. O turismo cultural funciona pela oferta de experiências que permitam aos turistas conhecerem e vivenciarem aspectos da cultura de uma determinada região ou comunidade. Por essas potencialidades, é capaz de gerar a promoção do crescimento local, o aumento do turismo e a dinamização das cadeias produtivas e atividades econômicas correlatas, geradoras de emprego e renda. Além de reconhecida fonte geradora de riqueza, o patrimônio cultural é ainda testemunho da história e da identidade de um país. A frase é do secretário-geral da  Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvilim, e foi dita durante uma conferência sobre turismo cultural, organizada pela OMT e pela UNESCO.

Continue lendo sobre os custos da indústria fazendo o download gratuito do nosso material completo aqui. É nesse contexto que a atratividade do turismo cultural passa por aspectos relacionados à cultura local – arte, arquitetura, museus, eventos festivos, gastronomia, patrimônio histórico. E essa identidade não pressupõe um engessamento no passado, mas a preservação da essência em conexão com o novo.

Isso pode ser feito por meio da promoção de festivais culturais e outras atividades que destacam a diversidade cultural da região. Um deles é a cidade de Ouro Preto, em Minas Gerais, que recebe milhares de visitantes todos os anos interessados em conhecer a história e a arquitetura colonial da região. Em destinos muito populares, como Paris ou Roma, por exemplo, o grande número de visitantes pode causar problemas como filas intermináveis, superlotação em museus e monumentos e até mesmo danos ao patrimônio histórico-cultural. Segundo levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em julho de 2022, a falta de insumos ou o alto custo das matérias-primas vêm afetando a indústria brasileira. Para te ajudar a enfrentar esse cenário e entender as perspectivas a curto, médio e longo prazo, convidamos o economista-chefe do Sistema Fiergs, André Nunes de Nunes.

74 comments

  1. Definitely believe that that you said. Your favourite reason seemed to be at
    the internet the simplest thing to remember of. I say to
    you, I certainly get annoyed while other people think about issues that
    they plainly don’t recognise about. You managed to hit the nail upon the highest and outlined out the whole thing with no need side effect , other people can take a signal.
    Will likely be back to get more. Thanks

  2. Please let me know if you’re looking for a author for your weblog.

    You have some really good posts and I think I would be a good asset.
    If you ever want to take some of the load off, I’d love to write some content for your blog in exchange for a link back to
    mine. Please send me an e-mail if interested. Thank you!

  3. We stumbled over here from a different page and thought I may
    as well check things out. I like what I see so i am just following you.

    Look forward to finding out about your web page again.

  4. Does your website have a contact page? I’m having a tough
    time locating it but, I’d like to shoot you an email.
    I’ve got some recommendations for your blog you might be
    interested in hearing. Either way, great blog and I look forward to seeing it expand over time.

  5. Hey There. I found your weblog the usage of msn. That is an extremely smartly
    written article. I will make sure to bookmark it and come
    back to read more of your helpful info. Thank you for the post.
    I’ll definitely return.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *