O Que É Viés Inconsciente?

O Que É Viés Inconsciente?

Caso discorde de alguma das modificações, deverá interromper, imediatamente, o acesso ao site e apresentar a sua ressalva ao serviço de atendimento, se assim o desejar. Os dados eventualmente informados pelo usuário que utilizar o formulário de contato disponibilizado no site, incluindo o teor da mensagem enviada, serão coletados e armazenados. Vieses inconscientes despontam de forma silenciosa e disfarçada, é fundamental fazer com que os profissionais reconheçam como eles agem e afetam sua análise.

Esse artigo é baseado no workshop de “Vieses Inconscientes” ministrado pela especialista Simone Bianchi da ONU Mulheres num treinamento promovido pela Rede Mulher Empreendedora em janeiro de 2020. Porque é muito fácil apontar o dedo e dizer que o outro é preconceituoso e ultrapassado. Difícil é olhar para dentro, lá no inconsciente, e perceber que também temos nossas limitações. Uma ferramenta gratuita e confidencial, que permite que sua empresa monitore os avanços na igualdade de gênero.

Também conhecimento como viés de semelhança, é a tendência que as pessoas têm de se conectar, escolher ou avaliar outras pessoas que compartilham dos mesmos interesses e experiências. Já deve ter acontecido alguma vez de você se encontrar com uma pessoa pela primeira vez, e antes mesmo de trocar as primeiras palavras com ela, você já a achou arrogante ou antipática? No entanto, a tomada de consciência sobre o impacto negativo e sobre a sua existência nos processos seletivos é o primeiro passo para ajudar os profissionais a terem oportunidades iguais e justas. Mas através de esforço e com auxílio da tecnologia, podemos minimizar seu impacto nas nossas decisões. Permitindo que o setor de RH – e o ambiente de trabalho, como um todo – possa ser mais eficiente. Esse viés é aquele que nos induz a buscar automaticamente por fatos e fatores que confirmem nossas crenças pré-estabelecidas ao invés de levar em consideração informações relevantes.

Por mais que esse processo possa ser desconfortável, é necessário para que um novo futuro seja escrito de agora em diante. Não é preciso fazer parte do departamento de Recursos Humanos para saber que a presença de vieses inconscientes no ambiente corporativo gera uma série de impactos negativos que afetam as relações de trabalho e prejudicam indivíduos. Tais crenças são incorporadas inconscientemente ao longo da vida, isto é, sem que as pessoas se deem conta, e acabam ditando muitos comportamentos Vieses Inconscientes do dia a dia, como se fosse algo natural. Sabe aquele momento em que você encontra com uma pessoa e tem uma impressão de que ela é arrogante? Pois é, o viés confirmatório é a tendência em procurar e reter as informações que confirmem essa hipótese inicial de que fulano é arrogante. Do mesmo modo, a ideia é ignorar qualquer informação que irá invalidar essa crença. Pode acontecer de um candidato ser selecionado porque usa o mesmo perfume que o recrutador, ou gosta de assistir aos mesmos filmes?

Depois de acostumado com algo ele coloca tudo em caixinhas e, para ser mais confortável, passamos a somente acessar essas caixas e continuamos agindo no inconsciente. Dessa forma, convida-se o usuário a consultar periodicamente esta página para verificar as atualizações. Este foi o tema das Conversas Inspiradoras do Programa Diversidade da SAE Brasil e SAE Mulheres, do mês de maio, que trouxe o debate sobre seus impactos nas organizações.

o que são vieses inconscientes?

A Empresa

E essa realidade precisa ser combatida para que possamos construir mudanças significativas nas relações humanas, sejam elas dentro das empresas, sejam nas convivências externas. Vieses inconscientes são preconceitos, estereótipos ou pensamentos tendenciosos sobre determinado tema ou grupo social, que induzem a decisões tendenciosas e comportamentos prejudiciais. Os vieses inconscientes são mecanismos criados pelo nosso cérebro que funcionam como atalhos para conseguirmos entender tudo o que chega até nós, categorizando essa montanha de dados em padrões para ser capaz de entregar respostas mais rápidas. Os vieses inconscientes são barreiras invisíveis que impactam diretamente as nossas decisões diárias. São formados por diversos fatores como a educação, família, cultura, religião, experiências pelas quais passamos. Com base nesses fatores, temos percepções e fazemos julgamentos em relação às pessoas e tomamos decisões, de forma automática e não consciente, o que muitas vezes nem é percebido por nós. A presente Política de Privacidade contém informações a respeito do modo como tratamos, total ou parcialmente, de forma automatizada ou não, os dados pessoais dos usuários que acessam nosso site.

É preciso sair da zona de conforto para impedir os vieses inconscientes. Há muitos tipos de vieses inconsciente e todos eles são igualmente danosos, pois aparecem e afetam a tomada de decisão de diversos setores dentro de uma organização. Por isso é preciso entender como minimizar tais vieses inconscientes no seu processo de decisão.

Viés Inconsciente Por Afinidade

Isso significa que somos todos suscetíveis aos vieses porque somos humanos. Todavia, podemos atentar para que possamos identificar situações e raciocínios do cotidiano em que os preconceitos tentam comandar nossa postura ou pensamento. Esses foram os principais vieses inconscientes que são observados no ambiente organizacional. Agora que você já entendeu cada um deles, confira no próximo tópico como evitar o impacto do viés no processo seletivo.

Viés Do Efeito Halo Ou Efeito Chifre

Vieses inconscientes são preconceitos incorporados no nosso dia a dia e estão baseados em estereótipos de gênero, raça, classe, orientação sexual, idade etc. O efeito halo entra em ação quando o RH observa que um candidato tem uma qualificação importante conquistada ao trabalhar em outra organização. Para o recrutador, Treinamento de Viés Inconsciente esse fator será determinante nas habilidades do recrutado. A mesma percepção acontece quando um profissional é descartado pelo simples fato de estar fora do mercado, pois preferiu se dedicar a algum projeto pessoal. Eles surgem de acordo com “padrões” desenvolvidos de acordo com a nossa visão de mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *